Turismo nos Alambiques Paulistas Pirassununga SP

Cachaça Engenho Pequeno

Pirassununga atualmente tem sua fama devido às grandes empresas produtoras de milhões de litros de aguardente no regime industrial.

Porém, a origem desta tradição encontra-se na história da cidade, que, antigamente, possuía grande número de engenhos familiares, de produção artesanal, em sua maioria fundada por imigrantes italianos.

Grande parte deles produziu e engarrafou cachaças de excelente qualidade, mas lamentavelmente a intensa competição favoreceu as
grandes industrias e coperativas através do comércio a granel.

Assim, pouco a pouco, todos os antigos engenhos foram se desestabilizando e acabaram encerrando suas atividades.

A família Foltran veio para Pirassununga no ano de 1945, quando o pioneiro Laurindo Foltran (1911-1998) comprou uma antiga propriedade de café.

Ao estabelecer-se no novo local, logo deu continuidade à tradição familiar de produção de cachaça ao montar um novo engenho. Em rápida evolução, fiurnou-se como indústria de aguardente, alcançando grande prestígio.

Contudo, após muitos anos de progresso, realizou sua última safra no ano de 1987. Então nos anos de 2007-2008 foi retomada a tradição de mais de oitenta anos com a construção de um novo engenho artesanal nas mesmas terras, simbolizando um antigo ideal de recuperação da tradição artesanal, tanto da família quanto do município, na fabricação da verdadeira cachaça.