Turismo nos Alambiques Paulistas Pirassununga SP

Pontos Turísticos

Cachoeira de Emas – www.cachoeiradeemas.com.br

Às margens do Rio Mogi-Guaçu e distante 9 quilômetros da cidade, oferece restaurantes especializados em pratos à base de peixes, passeios de barco, pescarias, praias e quiosques, além da famosa cachoeira, onde, em 8 de dezembro, é comemorada a festa da Piracema, ou seja, a subida dos peixes para a desova.

 

Academia da Força Aérea – http://www2.fab.mil.br/afa/

Transferida do Rio de Janeiro para Pirassununga em meados de 1971 e também conhecida como Ninho das águias, é um estabelecimento de ensino de nível superior, nos quadros de aviadores, intendentes e de infantaria, que integra o sistema de formação e aperfeiçoamento do Ministério da Aeronáutica. Desde 1996 conta em seu efetivo com cadetes do sexo feminino, no curso de Intendência. Além da formação profissional militar, oferece atividades extracurriculares sob a forma de associações e clubes: vôo-a-vela, de línguas inglesa e espanhola, de estudo da história militar, de informática, de aeromodelismo e os centros de tradições mineiras, gaúchas e nordestinas.

Cachaça Sapucaia – www.cachacasapucaia.com.br

Sapucaia é uma cachaça produzida desde 1933. Possui diversas marcas e tipos de cachaças, envelhecidas até 18 anos em barris de carvalho e amendoim. Seu estabelecimento é aberto para visitação em grupos e possui muitos barris , engenho de produçao com diversos alambiques, entre outros itens.

alambique sapucaia panoramica alambiques3 1

 

 

 

Engenhos

Pirassununga é conhecida pela superior qualidade de sua aguardente. Ao lado de modernas processadoras e engarrafadoras encontram-se antigos e tradicionais alambiques, muitos ainda administrados em famíliae onde podem ser desgustadas pingas especiais.

 

Ecomuseu municipal

Mantido pela municipalidade, está instalado em antigo prédio da usina hidrelétrica, que conserva todas as características originais, em Cachoeira de Emas, e é o primeiro de peixes de água doce do Brasil. Abriga um conjunto de aquários com espécies do ecossistema dos rios Mogi-Guaçu, Pardo e Grande, além de amplo acervo sobre a região, sua gente, animais, lendas indígenas, etc.

 

Parque Ecológico Municipal Professor Décio Pires Barbosa

Em implantação pela administração municipal e também em Cachoeira de Emas, conta, entre outras dependências, com centro de visitantes, pavilhão de serviços e lanchonete. Na área de lazer, com aproximadamente 5.000 metros quadrados, em meio a jardins, estarão os atrativos para o público infantil, como parque rústico, teatro de arena e locais para jogos, além de gleba para passeios dotada de praças.

 

Praça Conselheiro Antonio Prado

 

Parque Municipal Temístocles Marrocos Leite

Completo centro de lazer e recreação, dispõe de lago com aves aquáticas, queda d’água, pedalinhos, quiosques, quadras poliesportivas, parques infantis e circuitos para exercícios e caminhadas.

 

Horto Municipal

Área permanente de preservação ambiental com 83 hectares, abriga as nascentes o Ribeirão do Ouro, em cujas margens nasceu Pirassununga. Trilhas internas possibilitam a observação de orquídeas e plantas raras da região.

 

Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus dos Aflitos

Construída no início do século, pode, ainda hoje, dada a sua localização privilegiada, ser vista de praticamente todos os pontos da cidade. Seu interior mostra pinturas dos artistas italianos irmãos Tomazini.

 

Centro Cultural de Eventos

Abriga o Museu Histórico e Pedagógico Dr. Fernando Costa, instalado na antiga estação ferroviária, cujo acervo reúne as histórias de Pirassununga e de Fernando Costa, que aqui iniciou vida política e foi ministro da Agricultura. Equipamentos ferroviários, peças de outras épocas e área própria para exposições e encontros de projetos culturais, completam o conjunto. [Rua Duque de Caxias, 2.259, Centro, telefone (0XX19) 561-1950; sexta-feira, das 17 às 21 horas; sábados, das 10 às 22 horas; domingos, das 10 às 14 horas. Visitas especiais mediante agendamento.

 

Teatro Municipal Cacilda Becker

É uma das melhores casas de espetáculos do interior paulista, na opinião de artistas que ali se apresentaram. Seu nome é uma homenagem à famosa atriz nascida em Pirassununga e que foi expoente no teatro das décadas de quarenta a sessenta.
Rua Siqueira Campos, 1.290, Centro,telefone (0XX19) 3562-5657; de segunda a sexta-feira, das 7:30 às 11 horas e das 12:30 às 17 horas. Visitas especiais mediante agendamento.

 

Cidade da Criança Museu de História Natural

Reúne dois espaços: área de cultura e lazer, com parque infantil, praças do avião e das árvores, pergulados, casa na árvore e minicastelo, e área de educação, onde se desenvolvem atividades educacionais de ciências,telecomunicações, trânsito, preservação ambiental, etc.

 

EE Pirassununga

Tombada pelo patrimônio histórico e cultural, foi inaugurada em 1911, como Escola Normal, passando, posteriormente, a Instituto de Educação. Quando de sua criação, em dezembro de 1909, havia estabelecimentos de ensino iguais apenas em Itapetininga, Guaratinguetá, Campinas e Piracicaba. [Rua José Bonifácio, 325, Centro, telefone (0XX19) 561-3681.

 

Fazenda da Aeronáutica

Com área de 6.502 hectares, tem como finalidades a ocupação produtiva das terras em atividades agropecuárias e o fornecimento de gêneros alimentícios – pão, leite, iogurte, queijos, arroz, feijão, café, açúcar e carnes bovina, suína e de frangos -, de acordo com a sua capacidade produtiva, para oito organizações militares do Comando da Aeronáutica no Estado de São Paulo. Para isso, são emplorados 3.380 hectares, assim distribuídos: 1.326 com culturas anuais e perenes, 251 com exploração animal e 1.803 arrendados para o cultivo de soja e cana industrial. Desenvolve, igualmente, diversas atividades relacionadas à agroindústria: usina de beneficiamento e industrialização de leite (135 mil litros/mês); beneficiamentos de arroz (30 mil quilos/mês), de feijão (40 mil quilos/mês) e de café (30 toneladas/mês); abatedouro para bovinos e suínos (normas de inspeção do SISP); fábrica de ração para 140 toneladas/mês (bovinos de corte e leite, suínos, eqüinos, aves e peixes).

 

Núcleo de Biologia de Peixes Fluviais Dr. Pedro de Azevedo

Unidade do Instituto de Pesca da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, tem como objetivos gerar, transferir e difundir conhecimentos científicos e tecnológicos na área da pesca e da aqüicultura.

 

Forte Anhangüera

Alberga o 2º Regimento de Carros de Combate e o 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado. O primeiro aqui se instalou definitivamente em janeiro de 1973, vindo de Valença, RJ, sendo uma das principais peças de manobras da 11ª Brigada de Infantaria Blindada, sediada em Campinas, SP, em razão de seu poder de fogo, ação de choque e ampla possibilidade de comunicação; equipado originalmente com carros de combate M 41, de fabricação americana, recebeu em janeiro de 1998 os primeiros carros de combate Leopard 1A1, que hoje integram o regimento. O 11º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, que aqui estivera em 1919 integrante do 2º Regimento de Cavalaria Divisionário, para cá retornou em julho de 1995.

 

Centro Nacional de Pesquisa de Peixes Tropicais, Cepta/Ibama

Órgão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Ibama, produz e difunde conhecimentos científicos, tecnológicos, sócioeconômicos e ambientais para ordenamento do uso sustentável dos ecossistemas aqüáticos continentais, com ênfase nos recursos ictíicos tropicais, visando à execução de políticas nacionais de meio ambiente para melhoria da qualidade de vida das presentes e futuras gerações. Executa programas e projetos de pesquisa em biodiversidade e recursos genéticos, melhoria da qualidade ambiental e uso sustentado dos recursos pesqueiros. As atividades na área de ensino têm por objetivo capacitar técnicos em diversos campos de conhecimento, envolvendo técnicos de países das américas do Sul e Central.

Cascata de Monte de Sião

Com 15 metros de altura e cerca por densa mata, localiza-se na rodovia SP 225, que leva à cidade de Analândia.

Engenhos

Pirassununga é conhecida pela superior qualidade de sua aguardente. Ao lado de modernas processadoras e engarrafadoras encontram-se antigos e tradicionais alambiques, muitos ainda administrados em famíliae onde podem ser desgustadas pingas especiais.

Roteiros Rurais

Em 1884, Pirassununga tinha cinco milhões de pés de café e a importância econômica da atividade que motivou a realização da I Exposição Regional do Café. Em muitas das fazendas atuais ainda é possível encontrar os casarões dos então barões do café, alguns com mais de uma centena de anos.