2012 – Este site “roteiro da cachaça” foi criado em 06/06/2012, sendo a primeira publicação efetiva no sentido de difundir e implantar um roteiro da cachaça no interior de São Paulo.
O turismo da cidade de Pirassununga nunca teve uma área ou secretaria especifica focada na atividade, ou, ao menos nunca realizou ações praticas e efetivas voltadas para o setor de turismo. Suas atividades sempre foram gerenciadas pela secretaria de cultura.
Em 2014 o COMTUR – conselho de turismo de Pirassununga foi criado pela Lei Municipal nº 4.553, de 26 de fevereiro de 2014 e passou a realizar reuniões regulares sob a presidencia de Roberto Therense Filho, com o objetivo de iniciar atividades e ações do município no setor de turismo, que eram praticamente inexistentes.
Entre os objetivos e as necessidades do COMTUR, aprimorar atividades turísticas e a busca pela classificação no MIT (município de interesse turístico do estado de são Paulo) que dava os direcionamentos necessários ao conselho para realizar as tarefas necessárias para esse enquadramento:
• mapeamento de atrativos
• plano diretor de turismo e inclusão no plano diretor municipal
• comunicação adequada dos atrativos
• Entre outras ações.
Vários mapeamentos realizados indicaram que os principais atrativos turísticos da cidade eram a Cachoeira de Emas e a produção e a historia local que o município tem com a cachaça.
Em 2021 durante a gestão de William Ponciano na secretaria de Cultura e Turismo de Pirassununga e durante a gestão de Alexandre Bertin no COMTUR a prefeitura oficializou o roteiro da cachaça.
Atualmente, após anos de trabalho e sensibilização existe uma compreensão melhor sobre o tema, embora o assunto ainda esteja longe de ser tratado com a devida atenção, onde muitos servidores públicos e secretários não tem conhecimento sobre o papel e a importância do assunto para a cidade e a região.
Leia também
Rota da Cachaça de Pirassununga: passeio imperdível sobre história da bebida símbolo da cidade
Lançado em Pirassununga, o “Caminho da Cachaça” com a presença do Deputado Federal Ricardo Silva