Fonte: https://www.acidadeon.com
O projeto reúne 65 municípios paulistas em oito rotas distintas
O Governo do Estado de São Paulo oficializou, nesta última semana, o lançamento das Rotas da Cachaça de São Paulo, um novo circuito turístico dedicado ao principal destilado brasileiro. O projeto reúne 65 municípios paulistas em oito rotas distintas, com experiências que vão desde degustações guiadas, trilhas ecológicas e almoços harmonizados até hospedagens rurais e vivências culturais ligadas à tradição da cachaça.
Entre as regiões contempladas está o Centro Paulista, que inclui Pirassununga, ao lado de outras cidades como Jaú e Bauru. Nesta rota, Pirassununga se destaca pela presença de alambiques e destilarias tradicionais, como a Destilaria Sapucaia, Cachaça Pavão, Companhia Müller de Bebidas e Foltran Guimarães — reconhecidos pela produção artesanal e pela história centenária ligada à bebida.
O secretário de Turismo e Viagens do Estado afirmou que as rotas têm o objetivo de valorizar a cadeia produtiva da cachaça paulista, impulsionando o turismo rural, o agronegócio e o desenvolvimento regional. Além disso, a iniciativa integra outras experiências turísticas já consolidadas como as Rotas do Vinho, do Café e do Queijo.
Para turistas e apreciadores, o circuito representa uma oportunidade de conhecer de perto a história e as técnicas de produção desse destilado com quase 500 anos de tradição no Brasil, ao mesmo tempo em que se vivenciam aspectos da cultura, da gastronomia e da hospitalidade do interior paulista.
