.

A cachaça em Pirassununga

A cachaça em Pirassununga é famosa, e não por acaso, pois desde a chegada dos imigrantes europeus no Brasil, é fabricada na região. O grande movimento de imigrantes vindos para o Brasil ocorreu por volta de 1820 a 1830. Inicialmente os italianos foram trabalhar no interior de São Paulo, na na cultura do café.  Logo montaram seus alambiques em Pirassununga e produziam para o consumo próprio. Vendiam uma parte eventualmente e a fama da cachaça e dos alambiques de Pirassununga logo se alastrou pelo país. Muitas famílias produziam a cachaça e revendiam a comerciantes das cidades vizinhas para a revenda.

Dessa forma, surgiram mais de cem marcas de cachaça em Pirassununga por volta de 1920.

A cidade possui uma imensidão de marcas, e já era conhecida como “a Terra da Cachaça” .

As cachaças eram todas feitas em alambique e os produtores vendiam suas produções a granel par revenda.

Com a evolução do mercado, comerciantes mais experientes foram surgindo e por volta de 1960 surge a 51, já com a família Müller. Desde então, Pirassununga passou a ser a conhecida pela 51 e pela cachaça de maior escala, produzida em colunas de destilação, porem, seus alambiques e famílias produtoras permaneceram ativas.

A cidade tornou-se referencia em cachaça após a campanha “51, uma boa idéia” em 1978 e até hoje utlizada pela empresa pirassununguense em sua comunicação.

Atualmente com a chegada da Sapucaia , alambiques artesanais da cidade tem se motivado a investir na atividade novamente,

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.